Cura do mau halito

O mau hálito é um problema de saúde comum na sociedade. O cheiro desagradável da boca pode ser devido a vários motivos. O principal motivo é a presença de bactérias anaeróbias no biofilme formado na língua. Essas bactérias degradam as proteínas presentes nos alimentos, resultando na produção de alguns gases ofensivos como o sulfeto de hidrogênio, skatol ect.

O mau cheiro da boca de manhã cedo é visto em quase todos os indivíduos. Isso pode ser controlado mantendo a higiene oral. Mesmo após a limpeza da boca, alguns indivíduos podem sofrer de mau hálito devido a algum problema na boca ou nas áreas próximas. Algumas doenças gerais também podem causar mau hálito. A causa exata deve ser identificada e deve ser tratada de acordo. Algumas medidas comuns para curar ou reduzir o mau hálito são discutidas aqui.

1) Higiene oral:

A boca deve ser sempre limpa para reduzir a ação bacteriana. Depois de fazer gargarejos com água morna é muito importante. Mesmo depois de pequenos artigos alimentícios como salgadinhos, doces, biscoitos, é necessário limpar com água. A escovação deve ser feita duas vezes ao dia. que a escovação da manhã é para a beleza e a escovação da hora de dormir é para uma boa saúde.

2) Técnicas de escovação:

A técnica de escovagem normal deve ser seguida para um melhor resultado. Muitas pessoas escovam vigorosamente, causando danos às gengivas. Escovar depois de cada comida e bebida pode danificar o esmalte.A direção da escovagem é a coisa mais importante. Os dentes superiores devem ser escovados para baixo e os inferiores para cima. Isso se aplica às superfícies internas e externas. Em seguida, vem a coroa dos dentes; aqui a escovação é feita na direção anterior e posterior, mantendo a escova na mesma direção. Isso se aplica tanto à dentição superior quanto à inferior.

3) Limpeza da língua:

Uma saburra branca ou amarelada na língua pode causar mau hálito. É mais bem marcada pela manhã e deve ser removida duas vezes ao dia com a pele de um limpador de língua. O limpador de língua deve ser usado com cuidado, sem danificar as papilas gustativas da língua.

4) Escolha de dente:

O palito é uma pequena tira de madeira ou plástico com uma extremidade pontiaguda. É usada para remover partículas de comida alojadas entre as lacunas. Muito útil após comer carne e peixe. Deve ser usado com cuidado para evitar danos às gengivas

5) Gargarejo:

Depois de cada refeição, gargarejar com água morna é útil. Para melhores resultados, pouco sal comum é dissolvido na água morna. Diferentes tipos de bochechos estão disponíveis no mercado em diferentes nomes comerciais. O gargarejo com bochechos também pode reduzir o mau hálito.

6) Hábitos alimentares:

Produtos alimentares que contêm proteínas são conhecidos por produzir mau hálito. Exemplo: carne, leite, peixe, ovo, etc. Se estes produtos alimentares forem tomados, é essencial uma limpeza adequada. Sabe-se que alguns produtos alimentares produzem um cheiro particular que pode ser desagradável para outros. A cebola crua é o melhor exemplo. Diz-se que uma maçã por dia afasta o médico e uma cebola crua por dia afasta todos os corpos. Pequenos alimentos ingeridos no intervalo também podem causar mau cheiro (nozes, frituras, etc.). Manter a regularidade no horário da alimentação é a coisa mais importante.

7) Consumo de água:

A secura na boca pode criar uma condição favorável para a atividade bacteriana, resultando em mau cheiro. A saliva é necessária para manter a boca úmida e reduzir a proliferação bacteriana. A produção de saliva está intimamente relacionada com o equilíbrio de água do corpo e, portanto, quantidade suficiente deve-se tomar água para manter a produção de saliva.

8) Fresheners bucais:

Os fresheners bucais naturais e artificiais podem reduzir a intensidade do mau hálito até certo ponto. Artigos picantes são comumente usados para este propósito. Especiarias como cravo, semente de cominho, cardamomo, canela e gengibre são úteis. Todas as frutas cítricas podem reduzir o mau odor. Fresheners bucais e gomas de mascar estão disponíveis no mercado. Esses produtos também são úteis, mas alguns podem causar danos, portanto, devem ser usados com cautela.

Se as coisas acima não funcionarem, o que fazer?

Considere o seguinte:

1) Remova a causa:

O mau hálito é comum em algumas doenças gerais e sistêmicas como diabetes, febres, distúrbios gástricos, doenças hepáticas e etc. Ao remover ou reduzir a causa primária, o mau hálito irá automaticamente.

2) Medicina moderna:

Se o mau hálito for devido a qualquer infecção, antibióticos adequados, medicamentos antifúngicos ou antivirais ajudarão. Se for devido a qualquer condição autoimune ou inflamatória crônica, esteróides também podem ser usados. Comprimidos produtores de saliva também podem ser usados.

3) Limpeza dentária:

A limpeza dentária feita por um dentista pode remover a placa dentária e o tártaro. Isso pode reduzir a gravidade do mau hálito. Visite o dentista pelo menos uma vez por ano.

4) Preenchimento de cáries:

Como a cárie é uma das principais causas do mau hálito, ela deve ser preenchida por um dentista. Usava-se a amálgama de prata mais antiga, hoje substituída por materiais sintéticos. Se a cavidade pulpar for afetada pela cárie, o tratamento do canal radicular pode ser feito.

5) Extração de dente:

Se a cárie for profunda com destruição dos dentes com extração de mau cheiro é a melhor escolha e um implante dentário pode ser mantido na lacuna.

6) Amigdalectomia:

Pacientes com tonsilite recorrente podem ter mau hálito devido a descargas ofensivas e liberação de materiais pastosos das criptas das amígdalas. Esses pacientes obtêm grande alívio após a tonsilectomia (remoção das amígdalas).

7) Aconselhamento psicológico:

Quem sofre de mau hálito pode ficar muito deprimido e longe do público. Esse isolamento dificulta suas atividades cotidianas. Essas pessoas devem entender o fato de que todos os seres humanos apresentam mau hálito, mas com pequenas diferenças de intensidade. Quase todas as pessoas controlam tomando cuidado pessoal. Todo corpo humano tem seu próprio cheiro, que pode ou não ser tolerado por outros. Eles devem ser aconselhados a fazer todas as medidas de higiene para reduzir a intensidade do cheiro. Melhorar a qualidade de vida ao máximo os meios também podem ajudar. O apoio moral de amigos e familiares é necessário para essas pessoas.

Alguns indivíduos visitam o médico por causa do mau hálito sem nenhum problema real. Está incluído no distúrbio de somatização. Eles geralmente se queixam de dor, falta de ar, desconforto abdominal, mau cheiro, etc. O diagnóstico adequado é necessário para descartar quaisquer causas reais. Esses pacientes devem ser gerido com uma abordagem psicológica.

8) Homeopatia:

Na homeopatia, os medicamentos são selecionados com base nos aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais da pessoa doente. Considerando todos os aspectos, um medicamento homeopático constitucional é selecionado e administrado em potência e dosagem adequadas. Com isso, todos os problemas de saúde, incluindo mau hálito, serão resolvidos. Com base na saburra na língua, tipo de cheiro, causa do mau hálito e outras queixas associadas, um medicamento pode ser dado para aliviar o mau hálito. No repertório médico homeopático do Dr. Robin Murphy, existem 140 medicamentos homeopáticos mencionados para o mau hálito. Com base nos sinais e sintomas do indivíduo, é administrado um medicamento adequado, só para lhe passar uma ideia, na Homeopatia, stress é um grande problema e para lidar com ele, um dos métodos sugerido é relaxar jogando video bingo online, porquê video bingo? Porque este libera certos hormônios que o ajudarão. Os medicamentos comumente usados são arnica, anti crud, pulsatilla, enxofre, psorinum, nux vomica, ars alb, merc sol, kreosotum, hekla lava, silicea, asafoetida, grafites, kali bich, ácido nítrico etc.

Tinturas-mãe homeopáticas como canela Q, kreosotum Q, zingiber Q, rhus glabra Q, mentol Q e ect podem ser usadas para gargarejos após diluição em água.

[OS PONTOS MENCIONADOS NESTE ARTIGO SÃO PARA CONSCIÊNCIA GERAL. QUALQUER CORPO QUE SOFRE MAL DE RESPIRAÇÃO DEVE CONSULTAR UM MÉDICO.]